O Atelier

Pela visão de Helena Gramaço, nasce em 1988 o Atelier Folha d`Ouro na Rua de Santa Marinha. Um espaço de Pintura, Restauro e promoção da cultura e história portuguesa das Artes e Oficíos, pioneira no bairro popular de Lisboa onde está inserido.

Este foi um dos primeiros ateliers a abrir na área, em 1988, pela mão de Helena Gramaço, que reparou neste espaço quando ainda frequentava o Instituto de Artes e Ofícios, uma extensão da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva que abriu em Alfama em 1985. O espaço da sua loja coincide com o de oficina, pelo que é possível – até provável – que numa próxima visita a encontre em plena actividade: pintura figurativa com técnicas tradicionais, lacagem, douragem, e restauro de «tudo excepto vidro e papel».

Digna de nota é a presença de várias peças em arte Namban. O termo Namban vem do japonês Naban-jin, que significa «bárbaros do sul», forma de designação dos povos europeus que chegavam ao Japão no século XVI. O primeiro contacto foi, justamente, com os portugueses. Através das suas composições Namban, esta Loja fala-nos um pouco desse passado histórico e da salvaguarda de uma relação importante que foi o encontro com o povo nipónico, junto a quem aprendemos estas formas de fazer requintadas.